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Dep. Fed. Capitão Augusto e Dani Alonso conquistam prioridade para início das obras do novo Rodoanel da BR153 no trecho de Marília

O Deputado Federal Capitão Augusto - Vice Presidente do Partido Liberal e Dani Alonso- Executiva Nacional do Partido Liberal Mp estão trazendo para São José do Rio Preto nessa quinta-feira (24) o Presidente da República Jair Bolsonaro. O chefe do executivo vem para a Cerimônia de inauguração da Travessia Urbana de Rio Preto da Rodovia Transbrasiliana BR-153. 

As lideranças nacionais do PL que representam Marília e região juntamente com o Prefeito Daniel Alonso conquistaram junto ao Presidente Bolsonaro e o Ministro da Infraestrutura Tarcisio de Freitas a colocação do novo Rodoanel do Trecho da BR 153 em Marília na lista de prioridades da concessionária Triunfo Transbrasiliana. 

Capitão Augusto e Dani Alonso são precursores dessa pauta quando criaram em 2018 uma frente parlamentar solicitando a aceleração e início das obras de duplicação e modernização da via e em 2021 realizaram o “Movimento Duplicação da BR 153” reunindo dezenas de prefeitos e autoridades para acelerar os investimentos.

“A duplicação da BR 153 é uma luta que já vem de algum tempo e agora que estamos bem próximos ao Presidente conquistamos essa prioridade. Vamos até o fim para ver essa importante via duplicada e modernizada”, disse o deputado federal Capitão Augusto.

“Essa luta é nossa e vamos conseguir que essas obras se iniciem nos próximos meses. Desde o início do mandato do Deputado Capitão Augusto essa modernização foi uma prioridade e vai continuar sendo até que se concretize”, disse Dani Alonso, suplente de Deputada Estadual e Executiva Nacional do PL. 

PROJETO

Dentro do projeto que já foi apresentado pela Concessionária Triunfo TransBrasiliana haverá prioridade para as obras do contorno de Marília, o que desafogará até 70% do tráfego urbano.

A BR-153/SP sofre descontinuidade no entroncamento com a SP-333, altura do km 230, início do trecho urbano de Marília. Tanto em sentido sul quanto norte, os usuários precisam acessar a SP-333 e a SP-294 (Rodovia do Contorno) para voltar à BR-153.

Como resultado, existe uma sobrecarga de tráfego, principalmente no trecho urbano de Marília. Em média passam por este local mais de 20 mil veículos vindos das três rodovias que se interceptam no município.

Veículos pesados, vindos da BR-153, misturam-se com o tráfego da rodovia do Contorno, além do tráfego urbano, aumentando o índice de acidentes, de severidade dos acidentes, prejudicando a fluidez do tráfego, a qualidade pavimento.

Com a implantação do Contorno, que terá 34 quilômetros de extensão, o motorista não terá mais a necessidade de trafegar pelo trecho urbano reduzindo seu percurso em cerca de 5 km e seu tempo de viagem em aproximadamente 15 minutos.

Os benefícios para o motorista e a sociedade em geral, incluem ainda: a redução do consumo de combustível, da poluição do ar no trecho urbano, além de proporcionar ainda mais segurança e conforto. O contorno terá início no km 230 e terminará no km 268, próximo à praça de pedágio de Vera Cruz.

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO CONTORNO EM NÚMEROS

-Valor do investimento: aproximadamente R$ 768 milhões

-Extensão do Contorno: 34,056 quilômetros (do km 227,961 até o km 268,080)

-Duração da obra: previsão de 7 anos (2 anos para desapropriações e licença ambiental mais 5 anos para execução)

-Quantitativo de Obras: Construção de dispositivos e viadutos (9), pontes (4), 3 km de pista com 3 faixas, travessias de fauna (10)

-Geração de empregos: 540 diretos e 1.200 indiretos

-Geração de impostos para Marília e região: R$ 63 milhões de tributos estaduais (ICMS), R$ 33 milhões em tributos federais (PIS, COFINS) e municipais (ISSQN).

 

Fotos: Divulgação