Notícias

Mulheres batem recordes de participação na política

A participação de mulheres está avançando de forma significativa na política, como é possível observar ao visualizar os resultados das últimas eleições e da ocupação de cargos estratégicos, no caso da Câmara dos Deputados. A observação é da secretária nacional de políticas para as mulheres do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Cristiane Britto.

Entre os destaques, a gestora chama a atenção para o número de mulheres que atualmente ocupam a mesa diretora da Câmara dos Deputados, a posse da primeira vereadora com Síndrome de Down e a produtividade legislativa feminina.

A integrante do MMFDH enfatiza também que as mulheres estão à frente de sete das 25 comissões permanentes da Câmara Federal.

A Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM) divulgou ainda que, ocupando apenas 15% das cadeiras, as deputadas são responsáveis por 22% dos projetos relacionados à educação e 25% das propostas da área da saúde.

Apesar dos números positivos, é preciso crescer mais e alcançar um número maior de representatividade, expandindo a participação feminina na vida pública. Isso será decisivo para qualificar a gestão pública e a nossa representatividade social.