Notícias

Programa de apoio às mulheres empreendedoras é lançado pelo Governo Federal

O Governo Federal lançou no Dia Internacional das Mulheres o “Brasil pra Elas”, um programa de apoio a mulheres empreendedoras. Trata-se de um público que aumentou 40% durante a pandemia, ultrapassando um total de 30 milhões.

O Decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) institui a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino e o Comitê de Empreendedorismo Feminino, lançados por meio do portal chamado Brasil pra Elas, com a Jornada da Mulher Empreendedora.

Os objetivos dessa ação são: promover um ambiente favorável ao desenvolvimento do empreendedorismo feminino, dar acesso à informação das políticas, instrumentos e serviços que apoiam essa agenda, ampliar a oferta de crédito às mulheres, contribuir para a emancipação das mulheres em situação de vulnerabilidade e promover a sustentabilidade financeira dos negócios.

No campo do crédito, um elemento crítico para o empreendedorismo, o programa conta com uma atuação especial por parte dos bancos público que terão taxas diferenciadas para mulheres. O Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas (Fampe), administrado pelo Sebrae, cobrirá 80% e dará crédito assistido a empresas que tenham mulheres em seu quadro societário. A Caixa oferece crédito de capital de giro e o cartão Caixa Mulher sem anuidade.

Em outra frente, de qualificação da mulher empreendedora, será ampliado e tornado nacional o programa Sebrae Delas. Também o programa Progredir, do Ministério da Cidadania, será fortalecido. Serão ainda celebradas parcerias com entidades da sociedade civil.